Objetivos:
• Descobrir as relações entre o texto e as imagens.
• Confrontar com os colegas as diferentes interpretações de um mesmo verso.
• Expressar sentimentos, ideias e opiniões com base na leitura.
Ano
1º.
Tempo estimado:
Uma aula.
Material necessário:
Livro Mania de Explicação, de Adriana Falcão (Ed. Moderna).
Desenvolvimento:
• 1ª etapa
Diga às crianças que o livro contará a história de uma menina muito
esperta, que inventa explicações para todas as coisas. Ensaie a leitura
do livro em voz alta. O texto está organizado em versos independentes
uns dos outros. Isso faz com que a leitura possua ritmo próprio. É
preciso ler cada verso, relacioná-lo à ilustração, dar uma pausa para o
leitor produzir o sentido do texto e, em seguida, ler o próximo verso.
• 2ª etapa
Sente-se em uma cadeira e peça que os alunos se sentem no chão diante de
você. Leia sempre com a ilustração virada para eles, para que todos
vejam as imagens.
• 3ª etapa
Comece pela capa e pelo título. Deixe as crianças emitirem impressões
espontaneamente e observarem a capa. Pergunte se alguém se lembra do
comentário que você fez sobre uma menina esperta, relacionando-o ao
título.
• 4ª etapa
Avise que você fará uma primeira leitura do livro e que ninguém poderá
interromper – para construir um sentido global da obra. "Eu vou ler a
história, vocês vão escutá-la com atenção, observar as ilustrações e
depois faremos juntos os comentários, certo?" Não pule versos nem
substitua palavras e expressões.
• 5ª etapa
Após a leitura, abra um espaço de intercâmbio. Ele pode começar por
algum estudante de maneira espontânea ou por você, que se apresenta como
leitora. Analise como as imagens contribuem para a produção de sentido e
complementam o significado esboçado pelo texto. Outra intervenção pode
ser a releitura, que serve a diferentes propósitos, como buscar pistas
quando surgem interpretações divergentes ou criar relações entre texto e
imagem.
Avaliação
Analise se as crianças escutam a história com atenção, comentam assuntos
ligados a ela, relacionam as ilustrações ao texto e se manifestam
preferências por trechos ou episódios específicos na própria aula ou,
posteriormente, numa roda de conversa, por exemplo.
Consultora: Giovana Cristina Zen
mestre em Educação e Contemporaneidade, Supervisora pedagógica do
Colégio São Paulo e coordenadora do Centro de Estudos da Lua Nova, ambos
em Salvador, e formadora de coordenadores do Projeto Chapada, do
Instituto Chapada de Educação e Pesquisa.
Legal Isabel!
ResponderExcluirFaço bem assim com meus alunos. Sentada numa cadeira com os alunos sentados no tapete. Leio com o livro aberto virado para eles. É preciso combinar mesmo sobre os comentários, porque eles querem falar logo ao final de cada página. Combinando com eles, tudo dá certo...
Abraço!
Que bom que sua filha acompanha meu blog, fico feliz... Abraço especial para ela!