Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

segunda-feira, 6 de maio de 2013

ATIVIDADE DE LEITURA






Objetivos:

• Descobrir as relações entre o texto e as imagens. 

• Confrontar com os colegas as diferentes interpretações de um mesmo verso. 

• Expressar sentimentos, ideias e opiniões com base na leitura.




Ano 

1º. 



Tempo estimado: 

Uma aula. 



Material necessário: 

Livro Mania de Explicação, de Adriana Falcão (Ed. Moderna). 



Desenvolvimento:

• 1ª etapa 

Diga às crianças que o livro contará a história de uma menina muito esperta, que inventa explicações para todas as coisas. Ensaie a leitura do livro em voz alta. O texto está organizado em versos independentes uns dos outros. Isso faz com que a leitura possua ritmo próprio. É preciso ler cada verso, relacioná-lo à ilustração, dar uma pausa para o leitor produzir o sentido do texto e, em seguida, ler o próximo verso. 



• 2ª etapa 

Sente-se em uma cadeira e peça que os alunos se sentem no chão diante de você. Leia sempre com a ilustração virada para eles, para que todos vejam as imagens. 



• 3ª etapa 

Comece pela capa e pelo título. Deixe as crianças emitirem impressões espontaneamente e observarem a capa. Pergunte se alguém se lembra do comentário que você fez sobre uma menina esperta, relacionando-o ao título. 



• 4ª etapa 

Avise que você fará uma primeira leitura do livro e que ninguém poderá interromper – para construir um sentido global da obra. "Eu vou ler a história, vocês vão escutá-la com atenção, observar as ilustrações e depois faremos juntos os comentários, certo?" Não pule versos nem substitua palavras e expressões. 



• 5ª etapa 

Após a leitura, abra um espaço de intercâmbio. Ele pode começar por algum estudante de maneira espontânea ou por você, que se apresenta como leitora. Analise como as imagens contribuem para a produção de sentido e complementam o significado esboçado pelo texto. Outra intervenção pode ser a releitura, que serve a diferentes propósitos, como buscar pistas quando surgem interpretações divergentes ou criar relações entre texto e imagem. 



Avaliação 

Analise se as crianças escutam a história com atenção, comentam assuntos ligados a ela, relacionam as ilustrações ao texto e se manifestam preferências por trechos ou episódios específicos na própria aula ou, posteriormente, numa roda de conversa, por exemplo.



Consultora: Giovana Cristina Zen

mestre em Educação e Contemporaneidade, Supervisora pedagógica do Colégio São Paulo e coordenadora do Centro de Estudos da Lua Nova, ambos em Salvador, e formadora de coordenadores do Projeto Chapada, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. 


Um comentário:

  1. Legal Isabel!
    Faço bem assim com meus alunos. Sentada numa cadeira com os alunos sentados no tapete. Leio com o livro aberto virado para eles. É preciso combinar mesmo sobre os comentários, porque eles querem falar logo ao final de cada página. Combinando com eles, tudo dá certo...
    Abraço!

    Que bom que sua filha acompanha meu blog, fico feliz... Abraço especial para ela!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.