Perfil do grupo:
Alunos do ensino fundamental, séries iniciais e educação infantil
Justificativa:
Pela
necessidade de estarmos estreitando laços entre escola e aqueles que
dela participam direta ou indiretamente, a família, uma vez que muitas
decisões dentro do espaço escolar precisam ser compartilhadas com todos.
Sendo que o projeto político pedagógico foi elaborado calcado nesta
ideia e será contemplado nela.
Objetivos:
Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
-Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
-Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
-Trabalhar o lógico - matemático, lingüístico e produção de textos coletivos;
-Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
-Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
-Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
-Valorizar a família.
-Resgatar costumes e tradições da família, através de histórias.
-Conhecer a origem da família de cada um.
-Promover encontros agradáveis e proveitosos para que os pais sintam-se estimulados a participar cada vez mais do processo educativo de seus filhos.
-Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
-Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
-Trabalhar o lógico - matemático, lingüístico e produção de textos coletivos;
-Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
-Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
-Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
-Valorizar a família.
-Resgatar costumes e tradições da família, através de histórias.
-Conhecer a origem da família de cada um.
-Promover encontros agradáveis e proveitosos para que os pais sintam-se estimulados a participar cada vez mais do processo educativo de seus filhos.
Desenvolvimento:
* Leitura de textos
* Dinâmica
* Produções de texto
* Encontros
* Palestras
* Oficinas
* Exposições
Recursos:
* Fotos
* Presença da família na escola
*
Conforme necessidade de cada membro da família a se apresentar na
escola, a partir de alguma participação, através de contar história,
ensinar receita, artes, etc.
Cronograma:
O projeto pode ser enfatizado no início e término do ano letivo, bem como trabalhado durante o ano corrente.
Culminância:
Como
o projeto estará sendo realizado durante todo o ano letivo, um
encontro, "Café da manhã" ou "Chá da tarde", ao término do quarto
bimestre, poderá finalizar suas atividades.
Atividades propostas:
Para melhor entendimento as atividades estão separadas por meses:
Fevereiro:
O
projeto poderá ser exposto aos pais em uma reunião a ser realizada no
início das aulas. Com uma dinâmica a ser escolhida para trabalhar com os
pais.
Março:
Cada família poderá apresentar uma atividade em forma de oficina. Os dias e horários ainda serão definidos.
Uma agenda será construída com a turma, incluindo nome dos participantes, horários, dias, tipo de oficina, objetivo, etc.
Abril:
Palestras de membros das famílias. Temas variados: profissões, meio ambiente, saúde, assuntos do currículo, etc.
Produções de texto poderão ser realizados após as palestras, coletivos ou individuais.
Maio:
A
família poderá enviar para a escola instrumentos de trabalho que
poderão ser expostos no pátio para que todos possam ver e tirar dúvidas
com a pessoa ligada aquele objeto, através de identificação no próprio
objeto, feita em sala.
Os alunos irão relatar as profissões das mães, ou de quem considera assim, em forma de texto que depois será exposto na sala.
Junho:
Convidar
uma pessoa da família para que ensine uma receita ligada a comida
típica da festa junina. Montar um painel na sala com as receitas
trazidas de casa.
Festa junina com danças feitas pelas turmas e também danças com participação dos pais ou familiares.
Agosto:
Os
alunos irão relatar as profissões, costumes, manias, dia-dia, etc, dos
pais, ou de quem representa o pai, em forma de texto que depois será
lido o exposto na sala.
Participação dos pais em atividades de melhorias da escola, como pintura, consertos etc.
Setembro:
Exposição de fotos: "Minha família"
as fotos serão expostas no pátio e relatadas em poucas palavras ao lado.
Outubro:
As crianças das famílias. Quem são? O que fazem? alguma apresentação interessante (capoeira, balé, Karatê, etc).
Cada
aluno fará sua própria pesquisa, que será escrita em forma de produção
de texto, buscando estreitar laços com essas crianças, assim como
trazê-lo para fazer alguma apresentação.
Jogos e brincadeiras na escola com a participação da família.
Novembro:
Palestras com a família. temas diversos: Imperatividade, alimentação saudável, etc.
"Café da manhã"/ "Chá da tarde" com a família. Momentos de descontração e avaliação das atividades do projeto.
Importante:
* Em todas as atividades de sala utilizar o que está sendo trabalhado em relação ao projeto, como trabalhar problemas matemáticos, nomes próprios, etc.
* Em todas as atividades de sala utilizar o que está sendo trabalhado em relação ao projeto, como trabalhar problemas matemáticos, nomes próprios, etc.
Avaliação:
Através de discussões, participação, produção e socialização dos trabalhos, assim como a socialização dos alunos e familiares;
Correção da atividade direcionada individualmente ou coletiva.
FONTE:
http://blogeducafeliz.blogspot.com/
Gostei e salvei, pois certamente será muito útil. Só achei estranhos os objetivos. Verifique e veja se é isto mesmo...
ResponderExcluirAbraço!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirVou consertar imediatamente , Simonha. Desculpe-me tá? Foi engano.
ExcluirObrigada, amiga.
Isabel, visitei seu espaço e adorei seu trabalho, já estou seguindo...espero que possamos trocar algumas ideias pedagógicas...trabalho de 6º ao 9º ano com a disciplina de língua portuguesa. Tenho vínculo com o Estado e o Município de Carnaubais-RN.
ResponderExcluirPARABÉNS PELO BLOG!
ExcluirGostei,já fiz bem parecido.
ResponderExcluirlegal esse post, vou fazer algo nesse estilo para a escola periodo integral zona norte sp, adorei a ideia do blog que tiveram, muito util
ResponderExcluir