Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

JOGOS DE ARGOLAS COM GARRAFAS PET

 

Brinquedo Sucata: Jogo de Argolas - Reaproveitamento Garrafa PET


Podemos definir sucata como sendo um material descartável, mas que com um pouco de criatividade pode ser muito bem reaproveitado. Porém, não podemos confundir sucata com lixo. É necessário tomar alguns cuidados antes de utilizar materiais para brincadeiras com crianças. Após selecionar os itens, é possível criar os mais variados e interessantes jogos, utilizando materiais de sucata e sem gastar praticamente nada. Uma dessas possíveis brincadeiras é o jogo de argolas.

Segundo a professora Luciana Fiel, coordenadora do curso Confecção de Brinquedos Pedagógicos de Sucata e Dobradura, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “esse jogo desenvolve a percepção visual e motora das crianças, ajudando-as na relação número-quantidade e na identificação de cores. Além disso, jogos com regras aproximam as crianças da matemática e as incentivam a desenvolver estratégias para solucionar problemas”.

Para preparar o jogo de argolas serão necessários os seguintes itens:
- 10 garrafas descartáveis, papel crepom, argolas, tesoura, cola e durex.
- Com o material em mãos, deve-se, primeiramente, colocar um pouco de areia nas garrafas, e então, cortar papel crepom e enchê-las de cores diferentes.
- Depois, é só fechar e colar, em cada uma, um papel com um número de 1 a 10.
- Para as argolas, pode-se cortar tampas de plástico no tamanho que encaixem nas garrafas.

Para jogar, o professor prepara as garrafas, colocando-as agrupadas a uma certa distância dos participantes, que pode ser de duas a seis crianças. Os demais alunos formam a torcida. Os jogadores lançam a argola e, quando acertam na garrafa, verificam o número contido na mesma. Essa será a quantidade de pontos somados pelo participante. Ganha o jogo quem conseguir maior número de pontos.

Cada jogador terá apenas uma chance, se não acertar, não conta pontos. O mesmo procedimento se repete com todos os alunos da sala.

Fonte..:: Tecnologia e Treinamento





3 comentários:

  1. Tudo de bom trabalhar com jogos e brincadeiras, as crianças aprendem e brincam. Os pequenos amam.

    ResponderExcluir
  2. Me chamo Juliana Guerra e trabalho na empresa J. PIAGET - SISTEMA DE ENSINO MULTIMÍDIA, estamos desenvolvendo um projeto pedagógico de elaboração de material didático para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio.
    Venho, através deste e-mail, pedir autorização para utilizar a imagem da brincadeira das argolascom garrafa pet.
    Ficamos no aguardo de uma resposta e, desde já, agradecemos a sua atenção.
    Cordialmente,
    Departamento de Pesquisa e Produção Editorial
    J. PIAGET – Sistema de Ensino Multimídia

    ResponderExcluir
  3. muito legal me ajudou muito

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.