Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

JOGOS DE ARGOLAS COM GARRAFAS PET

 

Brinquedo Sucata: Jogo de Argolas - Reaproveitamento Garrafa PET


Podemos definir sucata como sendo um material descartável, mas que com um pouco de criatividade pode ser muito bem reaproveitado. Porém, não podemos confundir sucata com lixo. É necessário tomar alguns cuidados antes de utilizar materiais para brincadeiras com crianças. Após selecionar os itens, é possível criar os mais variados e interessantes jogos, utilizando materiais de sucata e sem gastar praticamente nada. Uma dessas possíveis brincadeiras é o jogo de argolas.

Segundo a professora Luciana Fiel, coordenadora do curso Confecção de Brinquedos Pedagógicos de Sucata e Dobradura, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “esse jogo desenvolve a percepção visual e motora das crianças, ajudando-as na relação número-quantidade e na identificação de cores. Além disso, jogos com regras aproximam as crianças da matemática e as incentivam a desenvolver estratégias para solucionar problemas”.

Para preparar o jogo de argolas serão necessários os seguintes itens:
- 10 garrafas descartáveis, papel crepom, argolas, tesoura, cola e durex.
- Com o material em mãos, deve-se, primeiramente, colocar um pouco de areia nas garrafas, e então, cortar papel crepom e enchê-las de cores diferentes.
- Depois, é só fechar e colar, em cada uma, um papel com um número de 1 a 10.
- Para as argolas, pode-se cortar tampas de plástico no tamanho que encaixem nas garrafas.

Para jogar, o professor prepara as garrafas, colocando-as agrupadas a uma certa distância dos participantes, que pode ser de duas a seis crianças. Os demais alunos formam a torcida. Os jogadores lançam a argola e, quando acertam na garrafa, verificam o número contido na mesma. Essa será a quantidade de pontos somados pelo participante. Ganha o jogo quem conseguir maior número de pontos.

Cada jogador terá apenas uma chance, se não acertar, não conta pontos. O mesmo procedimento se repete com todos os alunos da sala.

Fonte..:: Tecnologia e Treinamento





5 comentários:

  1. Tudo de bom trabalhar com jogos e brincadeiras, as crianças aprendem e brincam. Os pequenos amam.

    ResponderExcluir
  2. Me chamo Juliana Guerra e trabalho na empresa J. PIAGET - SISTEMA DE ENSINO MULTIMÍDIA, estamos desenvolvendo um projeto pedagógico de elaboração de material didático para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio.
    Venho, através deste e-mail, pedir autorização para utilizar a imagem da brincadeira das argolascom garrafa pet.
    Ficamos no aguardo de uma resposta e, desde já, agradecemos a sua atenção.
    Cordialmente,
    Departamento de Pesquisa e Produção Editorial
    J. PIAGET – Sistema de Ensino Multimídia

    ResponderExcluir
  3. muito legal me ajudou muito

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do seu trabalho, gostaria do seu contato para te fazer uma proposta. manda uma mensagem com seu telefone para você saber melhor do que se traba
    email: aerciocarlos@gmail.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.