JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem. Até mesmo, as crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta, pois, inicialmente com a leitura de imagens, observação da direção de escrita estarão desenvolvendo habilidades na oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente projeto: “Uma viagem pelo mundo mágico da Leitura”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis.
O projeto está sendo desenvolvido durante o 2º semestre com a turma do 1º ano, tendo como objetivo geral estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente serão estimulados a prática prazerosa da leitura.
Através da contação de histórias, o aluno entra em um mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus sentimentos, deixando por alguns instantes de ser ele mesmo, para entrar no mundo das personagens, desenvolvendo assim o prazer pela leitura.
OBJETIVO GERAL
· Estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente o gosto pela leitura.
Objetivos específicos:
· Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito pela leitura.
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Fazer com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que foi lido e trabalhado.
· Descrever cenários e personagens;
· Incentivar o trabalho em equipe.
· Identificar títulos de histórias conhecidas;
· Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
· Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
· Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
· Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real.
· Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Produzir textos, tendo o professor como “escriba” ajustando o falado ao escrito, refletindo sobre o sistema de escrita alfabético, adequando o aluno a norma culta.
CONTEÚDOS
· Conversas formais e informais.
· Estratégias de leitura.
· Unidades fonológicas e apropriação da base alfabética.
· Registro de quantidades, situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e tabelas simples.
· Comparação de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente.
HISTÓRIAS:
· Rapunzel.
· Chapeuzinho Vermelho.
· Branca de Neve e os sete anões.
· Os três porquinhos.
· João e o Pé de feijão.
· Pinóquio.
· João e Maria.
· Alice no país das maravilhas.
AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo formativo e contínuo.
É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita.
Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com ajuda, contos, identificando e interpretando as informações do texto. Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a correspondência com imagem.
Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as atividades propostas de acordo com os objetivos.
FONTE: http://nesaobernardodocampo.blogspot.com.br/2012/11/projeto-uma-viagem-pelo-mundo-magico-da.html
Esse projeto eh excelente!!! Se todos soubessem a importancia da leitura, a motivacao,... o mundo seria bem melhor!
ResponderExcluirLer eh necessario e imprescindivel! Otima semana pra vc!!!