Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

domingo, 2 de fevereiro de 2014

RECREIO MONITORADO

Este projeto surgiu da necessidade de envolver os alunos numa atividade prazerosa, durante o recreio, para desenvolver neles o respeito e a solidariedade e evitar situações de bullying, identificadas na escola.
Os esportes e as artes têm um papel fundamental na formação de crianças e jovens, pois desenvolvem conhecimentos, habilidades, valores e posturas que contribuem para um crescimento harmônico e para a formação da cidadania.
Neste sentido, a escola realizou atividades culturais e esportivas com a finalidade de estimular os alunos para o raciocínio e a criatividade, através de atividades dirigidas e recreativas, que contribuíram para o desenvolvimento de talentos e o gosto pela arte, como música, dança, esporte, pintura e outras atividades artísticas.

Preparando a ação

Ações realizadas antes do início do recreio orientado:

• Trabalhamos em sala de aula os textos sobre conceitos e históricos que tratam do bullying, fazendo reflexões e murais sobre o tema.

• Na fase de planejamento, os professores participaram da organização das atividades e relacionaram os materiais a serem utilizados no projeto.

• A coordenação pedagógica da escola realizou reuniões com os líderes de classe e com os alunos que fazem parte do Grêmio Estudantil, para formar as equipes dos monitores e decidir quais atividades cada equipe iria desenvolver e quais espaços da escola seriam utilizados. Cada equipe foi responsável pela organização do seu espaço, cuidando do material utilizado.

• Os alunos foram orientados sobre como utilizar os espaços e garantir que todos pudessem participar de alguma atividade.
Avaliação

A avaliação dos alunos aconteceu de forma contínua e sistemática. As atividades foram avaliadas durante a execução do projeto e após, em reuniões pedagógicas com os professores, reunião de líderes e reunião com o Grêmio Estudantil.
O projeto resultou numa maior interação entre os alunos de todas as turmas, promoveu valores e cultura de paz, houve diminuição dos conflitos no recreio.
Rosilda Mara Rodrigues Morosopedagoga, especialista em Psicopedagogia e assistente técnico pedagógico da Escola de Educação Básica Professor Pedro Da Ré, Criciúma, SC.
Projeto Pedagógico publicado na edição nº 405, jornal Mundo Jovem, abril de 2010, página 15.

Referências Bibliográficas:

  • BOSI, Alfredo. Reflexões sobre Arte. Editora Ática.
    CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Editora Cotovia (Portugal).
    FUSARI, Maria. Arte na Educação Escolar. Editora Cortez.
    WAICHMAN, P. Tempo livre e recreação. Editora Papirus.

Ficha técnica

  • Local de realização: Escola de Educação Básica Professor Pedro Da Ré, Criciúma (SC).

    Público atendido: alunos do Ensino Fundamental e Médio.

    Objetivo Geral: proporcionar atividades culturais e esportivas, visando ao desenvolvimento da criatividade, da motivação, da autoestima e o gosto pela escola, evitando o bullying.

    Objetivos específicos:
    • Compreender a cidadania como participação social, exercícios de direitos e deveres, adotando no dia-a-dia atitudes de cooperação e respeito mútuo.
    • Promover e estimular os dons artísticos, esportivos, o conhecimento e a valorização da cultura.
    • Exercitar as habilidades de dialogar, ouvir e respeitar a opinião alheia e tomar decisões em conjunto.

    Responsáveis: assistentes técnicos pedagógicos, professores, em forma de revezamento e escala, Grêmio Estudantil, líderes de classe.

    Duração: durante o ano letivo.

    Recursos materiais: bolas, cordas, bambolês, amarelinhas, bolinha de gude etc. Aparelho de som, microfones, caixas de música, CD, diversos tipos de papéis, materiais de artes, entre outros.

Acontecendo na prática

  • Espaço das brincadeiras de rua
    Responsáveis: Professores de 1ª a 4ª séries
    Atividades: Bola de gude, bambolê, queimada, taco, pega-pega, amarelinha, pular corda, cantigas de roda, vai-e-vem etc.
    Local: Pátio descoberto
    Espaço da dança e música
    Responsáveis: Professores de Educação Física
    Atividades: Dança da cadeira, ensaio de coreografias, de canto etc.
    Local: Pátio coberto
    Espaço esportivo
    Responsáveis: Professores de Educação Física
    Atividades: Jogos com bola, cordas ou de corrida.
    Local: Ginásio de esportes
    Espaço das atividades artísticas
    Responsáveis: Professores de Arte
    Atividades: Produção artística com diversos materiais: papéis, cola, pincéis, tintas, revistas, jornais, sucatas etc.
    Local: Refeitório
  • FONTE: http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/recreio-orientado-a-paz-comeca-na-escola


Um comentário:

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.