Este projeto surgiu da necessidade de envolver os alunos numa atividade prazerosa, durante o recreio, para desenvolver neles o respeito e a solidariedade e evitar situações de bullying, identificadas na escola.
Os esportes e as artes têm um papel fundamental na formação de crianças e jovens, pois desenvolvem conhecimentos, habilidades, valores e posturas que contribuem para um crescimento harmônico e para a formação da cidadania.
Neste sentido, a escola realizou atividades culturais e esportivas com a finalidade de estimular os alunos para o raciocínio e a criatividade, através de atividades dirigidas e recreativas, que contribuíram para o desenvolvimento de talentos e o gosto pela arte, como música, dança, esporte, pintura e outras atividades artísticas.
Preparando a ação
Ações realizadas antes do início do recreio orientado:
• Trabalhamos em sala de aula os textos sobre conceitos e históricos que tratam do bullying, fazendo reflexões e murais sobre o tema.
• Na fase de planejamento, os professores participaram da organização das atividades e relacionaram os materiais a serem utilizados no projeto.
• A coordenação pedagógica da escola realizou reuniões com os líderes de classe e com os alunos que fazem parte do Grêmio Estudantil, para formar as equipes dos monitores e decidir quais atividades cada equipe iria desenvolver e quais espaços da escola seriam utilizados. Cada equipe foi responsável pela organização do seu espaço, cuidando do material utilizado.
• Os alunos foram orientados sobre como utilizar os espaços e garantir que todos pudessem participar de alguma atividade.
Neste sentido, a escola realizou atividades culturais e esportivas com a finalidade de estimular os alunos para o raciocínio e a criatividade, através de atividades dirigidas e recreativas, que contribuíram para o desenvolvimento de talentos e o gosto pela arte, como música, dança, esporte, pintura e outras atividades artísticas.
Preparando a ação
Ações realizadas antes do início do recreio orientado:
• Trabalhamos em sala de aula os textos sobre conceitos e históricos que tratam do bullying, fazendo reflexões e murais sobre o tema.
• Na fase de planejamento, os professores participaram da organização das atividades e relacionaram os materiais a serem utilizados no projeto.
• A coordenação pedagógica da escola realizou reuniões com os líderes de classe e com os alunos que fazem parte do Grêmio Estudantil, para formar as equipes dos monitores e decidir quais atividades cada equipe iria desenvolver e quais espaços da escola seriam utilizados. Cada equipe foi responsável pela organização do seu espaço, cuidando do material utilizado.
• Os alunos foram orientados sobre como utilizar os espaços e garantir que todos pudessem participar de alguma atividade.
Avaliação
A avaliação dos alunos aconteceu de forma contínua e sistemática. As atividades foram avaliadas durante a execução do projeto e após, em reuniões pedagógicas com os professores, reunião de líderes e reunião com o Grêmio Estudantil.
A avaliação dos alunos aconteceu de forma contínua e sistemática. As atividades foram avaliadas durante a execução do projeto e após, em reuniões pedagógicas com os professores, reunião de líderes e reunião com o Grêmio Estudantil.
O projeto resultou numa maior interação entre os alunos de todas as turmas, promoveu valores e cultura de paz, houve diminuição dos conflitos no recreio.
Rosilda Mara Rodrigues Morosopedagoga, especialista em Psicopedagogia e assistente técnico pedagógico da Escola de Educação Básica Professor Pedro Da Ré, Criciúma, SC.sissamara@ibest.com.br
Projeto Pedagógico publicado na edição nº 405, jornal Mundo Jovem, abril de 2010, página 15.
Referências Bibliográficas:
- BOSI, Alfredo. Reflexões sobre Arte. Editora Ática.
CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Editora Cotovia (Portugal).
FUSARI, Maria. Arte na Educação Escolar. Editora Cortez.
WAICHMAN, P. Tempo livre e recreação. Editora Papirus.
Ficha técnica
- Local de realização: Escola de Educação Básica Professor Pedro Da Ré, Criciúma (SC).
Público atendido: alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Objetivo Geral: proporcionar atividades culturais e esportivas, visando ao desenvolvimento da criatividade, da motivação, da autoestima e o gosto pela escola, evitando o bullying.
Objetivos específicos:
• Compreender a cidadania como participação social, exercícios de direitos e deveres, adotando no dia-a-dia atitudes de cooperação e respeito mútuo.
• Promover e estimular os dons artísticos, esportivos, o conhecimento e a valorização da cultura.
• Exercitar as habilidades de dialogar, ouvir e respeitar a opinião alheia e tomar decisões em conjunto.
Responsáveis: assistentes técnicos pedagógicos, professores, em forma de revezamento e escala, Grêmio Estudantil, líderes de classe.
Duração: durante o ano letivo.
Recursos materiais: bolas, cordas, bambolês, amarelinhas, bolinha de gude etc. Aparelho de som, microfones, caixas de música, CD, diversos tipos de papéis, materiais de artes, entre outros.
Acontecendo na prática
- Espaço das brincadeiras de ruaResponsáveis: Professores de 1ª a 4ª séries
Atividades: Bola de gude, bambolê, queimada, taco, pega-pega, amarelinha, pular corda, cantigas de roda, vai-e-vem etc.
Local: Pátio descoberto
Espaço da dança e músicaResponsáveis: Professores de Educação Física
Atividades: Dança da cadeira, ensaio de coreografias, de canto etc.
Local: Pátio coberto
Espaço esportivoResponsáveis: Professores de Educação Física
Atividades: Jogos com bola, cordas ou de corrida.
Local: Ginásio de esportes
Espaço das atividades artísticasResponsáveis: Professores de Arte
Atividades: Produção artística com diversos materiais: papéis, cola, pincéis, tintas, revistas, jornais, sucatas etc.
Local: Refeitório - FONTE: http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/recreio-orientado-a-paz-comeca-na-escola
muito bom .
ResponderExcluir