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terça-feira, 5 de março de 2013

ALFABETIZAÇÃO OU LETRAMENTO ?




Alfabetização: 
Processo de apropriação do sistema de escrita, conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia.

Letramento: 
Processo de inserção e participação na cultura escrita.

Este É o momento em que deverá ser dado todo o enfoque em torno das dificuldades na aprendizagem da escrita dos alunos. É aqui que o professor vai ser o mediador no processo de ensino e aprendizagem. Ele vai ensinar as regularidades e irregularidades ortográficas, apontar as possibilidades, ensinar os alunos a observarem as diferenças e semelhanças entre a nossa fala e a escrita, fazendo um trabalho sistemático.

O professor deverá dar maior enfoque ao que o aluno ainda não conseguiu consolidar e trabalhar de forma a superar esta dificuldade, tendo em mente que estes não são conhecimentos óbvios para o aluno que está no início do processo.

Estar atento às capacidades ainda não consolidadas é essencial para dar início ao trabalho de alfabetização.

Uma eficiente estratégia de diagnóstico é o professor verificar se o aluno:
• Compreende diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas;
• Compreende a orientação e o alinhamento da escrita na língua portuguesa;
• Compreende a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase;
• Reconhece unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.;
• Compreende a categorização gráfica e funcional das letras;
• Conhece e utilizar diferentes tipos de letras (de fôrma e cursiva);
• Compreende a natureza alfabética do sistema de escrita;
• Domina regularidades ortográficas;
• Domina irregularidades ortográficas.

Feito esse levantamento o professor terá subsídios para trabalhar com a turma de forma objetiva, sabendo exatamente o que precisa ser introduzido, trabalhado e retomado com seus alunos buscando a consolidação.

É preciso, no entanto, ter em mente que esse é um processo que deve acontecer de forma contextualizada e para isso o professor pode usar como ponto de partida textos como: parlendas, contos, poemas, fábulas, entre outros.

A partir de um texto já apresentado à turma o professor pode como sugestão prática trabalhar:

• Contagem de palavras do texto;
• Utilizar frases em letras caixa alta e cursiva sem espaço para que o aluno identifique a segmentação das palavras em uma frase;
• Colocar as palavras da frase separadas para montar cada frase na seqüência correta do texto;
• Identificar palavras que repetem;
• Identificar palavras que rimam;
• Identificar outras palavras que rimam, mas que não estão no texto;
• Identificar palavras que começam com determinada letra ou sílaba;
• Colocar palavras que começam com a mesma letra em ordem alfabética;
• Colocar palavras em letra cursiva em fila e pedir para o aluno encontrar as palavras iguais na caixa alta e vice-versa;
• Qual palavra é maior, qual palavra é menor e quantas letras cada uma tem;
• Variar com texto lacunado para o aluno completar com a ficha. Podem ser tiradas: palavras grandes, palavras pequenas, verbos, rimas, etc.
• Variar com texto lacunado para o aluno completar com as palavras que estão no final do texto, escolhendo a mais adequada dando sentido ao texto.
• Ler o texto individual, ler em dupla, ler para o colega;
• Tirar do texto palavras com cinco letras, seis letras, etc.;
• Tirar do texto palavras com três sílabas, quatro sílabas, etc.;

Criar atividades interessantes como:
• Caça-palavras;
• Ditado de grade;
• Ditado visual;
• Listar palavras que rimem com...
• Cruzadinha com desenho;

• Buscar palavras com mesmo som;
• Palavras com mesmo nº. de letras;
• Palavras que inicie com a letra..., com a sílaba...
• Forca, entre outras que o professor poderá criar.

Todas essas atividades possibilitam ao aluno construir hipóteses sobre a escrita e esse se torna um bom momento para o professor discutir sobre o assunto e introduzir conceitos sobre as regras ortográficas.

• O trabalho em duplas nesse momento se torna muito produtivo desde que sejam montadas duplas de alunos com dificuldades semelhantes onde os alunos podem refletir um com o outro suas produções escritas e confrontá-las com as regras ortográficas.

• Incentivar os alunos a revisarem sua própria escrita, comparando as palavras que eles escreveram de forma incorreta com algum colega ou com algum material escrito que apresente a forma correta, por exemplo, o dicionário.

• Copiar ajuda a observar como se escreve, mas esta atividade precisa ser monitorada de forma que o aluno perceba essa característica da cópia. Portanto as cópias precisam ser corrigidas. E isso pode ser feito pelo professor, pelo aluno, pelo colega através de trocas, etc.


Professor, o ensino das regras ortográficas é parte indissociável do processo de alfabetização e é um trabalho a ser desenvolvido ao longo do Ensino Fundamental, ou seja, ele inicia no 1º ano de escolaridade e se estende ao longo da vida escolar do aluno.


Organizado por: Ana Paula Patente


FONTE:

www.aprendeminas.com


Um comentário:

  1. Eu acredito que o letramento deixou a alfabetização mais gostosa, pois trabalha tudo o que a alfabetização precisa, mas é tudo mais agradável, há mais prazer em aprender... Gostei do texto...
    Abraço!

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