Alfabetização:
Processo de apropriação do
sistema de escrita, conquista dos princípios alfabético e ortográfico que
possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia.
Letramento:
Processo de inserção e
participação na cultura escrita.
Este É o momento em que deverá
ser dado todo o enfoque em torno das dificuldades na aprendizagem da escrita dos
alunos. É aqui que o professor vai ser o mediador no processo de ensino e
aprendizagem. Ele vai ensinar as regularidades e irregularidades ortográficas,
apontar as possibilidades, ensinar os alunos a observarem as diferenças e
semelhanças entre a nossa fala e a escrita, fazendo um trabalho
sistemático.
O professor deverá dar maior enfoque ao
que o aluno ainda não conseguiu consolidar e trabalhar de forma a superar esta
dificuldade, tendo em mente que estes não são conhecimentos óbvios para o aluno
que está no início do processo.
Estar atento às capacidades ainda não
consolidadas é essencial para dar início ao trabalho de
alfabetização.
Uma eficiente estratégia de diagnóstico
é o professor verificar se o aluno:
• Compreende diferenças entre a escrita
alfabética e outras formas gráficas;
• Compreende a orientação e o
alinhamento da escrita na língua portuguesa;
• Compreende a função de segmentação
dos espaços em branco e da pontuação de final de frase;
• Reconhece unidades fonológicas como
sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.;
• Compreende a categorização gráfica e
funcional das letras;
• Conhece e utilizar diferentes tipos
de letras (de fôrma e cursiva);
• Compreende a natureza alfabética do
sistema de escrita;
• Domina regularidades
ortográficas;
• Domina irregularidades
ortográficas.
Feito esse levantamento o professor
terá subsídios para trabalhar com a turma de forma objetiva, sabendo exatamente
o que precisa ser introduzido, trabalhado e retomado com seus alunos buscando a
consolidação.
É preciso, no entanto, ter em mente que
esse é um processo que deve acontecer de forma contextualizada e para isso o
professor pode usar como ponto de partida textos como: parlendas, contos,
poemas, fábulas, entre outros.
A partir de um texto já apresentado à
turma o professor pode como sugestão prática trabalhar:
• Contagem de palavras do
texto;
• Utilizar frases em letras caixa alta
e cursiva sem espaço para que o aluno identifique a segmentação das palavras em
uma frase;
• Colocar as palavras da frase
separadas para montar cada frase na seqüência correta do texto;
• Identificar palavras que
repetem;
• Identificar palavras que
rimam;
• Identificar outras palavras que rimam, mas que não estão no texto;
• Identificar palavras que começam com determinada letra ou sílaba;
• Identificar outras palavras que rimam, mas que não estão no texto;
• Identificar palavras que começam com determinada letra ou sílaba;
• Colocar palavras que começam com a
mesma letra em ordem alfabética;
• Colocar palavras em letra
cursiva em fila e pedir
para o aluno encontrar as palavras iguais na caixa alta e
vice-versa;
• Qual palavra é maior, qual palavra é
menor e quantas letras cada uma tem;
• Variar com texto lacunado para o
aluno completar com a ficha. Podem ser tiradas: palavras grandes, palavras
pequenas, verbos, rimas, etc.
• Variar com texto lacunado para o
aluno completar com as palavras que estão no final do texto, escolhendo a mais
adequada dando sentido ao texto.
• Ler o texto individual, ler em dupla,
ler para o colega;
• Tirar do texto palavras com cinco
letras, seis letras, etc.;
• Tirar do texto palavras com três
sílabas, quatro sílabas, etc.;
Criar atividades interessantes como:
• Caça-palavras;
• Ditado de grade;
• Ditado visual;
• Listar palavras que rimem
com...
• Cruzadinha com desenho;
• Buscar palavras com mesmo
som;
• Palavras com mesmo nº. de
letras;
• Palavras que inicie com a letra...,
com a sílaba...
• Forca, entre outras que o professor poderá
criar.
Todas essas atividades possibilitam ao
aluno construir hipóteses sobre a escrita e esse se torna um bom momento para o
professor discutir sobre o assunto e introduzir conceitos sobre as regras
ortográficas.
• O trabalho em duplas nesse momento se
torna muito produtivo desde que sejam montadas duplas de alunos com dificuldades
semelhantes onde os alunos podem refletir um com o outro suas produções escritas
e confrontá-las com as regras ortográficas.
• Incentivar os alunos a revisarem sua
própria escrita, comparando as palavras que eles escreveram de forma incorreta
com algum colega ou com algum material escrito que apresente a forma correta,
por exemplo, o dicionário.
• Copiar ajuda a observar como se
escreve, mas esta atividade precisa ser monitorada de forma que o aluno perceba
essa característica da cópia. Portanto as cópias precisam ser corrigidas. E isso
pode ser feito pelo professor, pelo aluno, pelo colega através de trocas,
etc.
Professor, o ensino das regras ortográficas é parte indissociável do processo de alfabetização e é um trabalho a ser desenvolvido ao longo do Ensino Fundamental, ou seja, ele inicia no 1º ano de escolaridade e se estende ao longo da vida escolar do aluno.
Organizado por: Ana Paula
Patente
FONTE:
www.aprendeminas.com
Eu acredito que o letramento deixou a alfabetização mais gostosa, pois trabalha tudo o que a alfabetização precisa, mas é tudo mais agradável, há mais prazer em aprender... Gostei do texto...
ResponderExcluirAbraço!