1. APRESENTAÇÃO
Folclore é... “a cultura do popular tornada normativa pela tradição...” Câmara Cascudo,1980
O Projeto Folclore tem como objetivos resgatar o valor da cultura popular; propiciar ao aluno o conhecimento das diversas manifestações folclóricas, inclusive as de sua cidade; proporcionando, assim, o reconhecimento da importância cultural do folclore. O Projeto será desenvolvido através de pesquisas feitas pelos próprios alunos e terá sua culminância com as apresentações das pesquisas e uma gincana. Na apresentações das pesquisas teremos exposição de brinquedos populares, desafio de adivinhas e apresentações de danças, músicas e brincadeiras folclóricas. Na gincana será desenvolvido um jogo de perguntas e respostas ou tarefas referente aos conteúdos pesquisados por cada grupo, com o objetivo de incentivar o aluno a estudar os conteúdos pesquisados.
2. JUSTIFICATIVA
“Não amamos aquilo que desconhecemos”. Deífilo Gurgel, 1999
Decidimos desenvolver este projeto, para revelar o universo fabuloso do folclore Potiguar, visando resgatar as tradições folclóricas, propiciando o conhecimento das diversas manifestações folclóricas; proporcionando, assim, o reconhecimento da importância cultural do folclore, objetivando que se adote uma atitude de valorização à cultura local. Estamos convencidos de que será através da educação que se fará o resgate dessas tradições, não só pelo seu estudo sistemático, mas, sobretudo, pela observação, “ao vivo”, de suas mais vibrantes e diversificadas manifestação, na sala de aula. A razão maior deste projeto é revelar o Folclore Potiguar aos que o desconhecem e que, através deste possam descobri-lo e, com ele, maravilhar-se e assim respeita-lo.
3. OBJETIVOS
· Resgatar os valores culturais do nosso povo, através da valorização da vida simples, da inocência, pureza e sabedoria do FOLCLORE;
· Pesquisar a importância e a influência do FOLCLORE na educação;
· Resgatar o FOLCLORE POTIGUAR;
· Favorecer a integração social do grupo;
· Desenvolver a expressão artística e corporal;
· Socializar todos os integrantes da comunidade escolar através da troca de idéias e experiências.
4. PARTICIPANTES
· Os Profissionais de Educação e os discentes da Escola.
5. METODOLOGIA
O projeto prevê três etapas de desenvolvimento:
a) As pesquisas feitas pelos discentes:
Orientação aos discentes sobre a realização da pesquisa; Orientação aos discentes sobre as formas de apresentar os resultados das pesquisas; As pesquisas devem ser bibliográfica, utilizando materiais escritos; e através de entrevistas, com artistas populares.
b) A culminância: Apresentação dos resultados das pesquisas:
Orientação sobre a culminância: Exposição de brinquedos populares, desafio de adivinhas, apresentações de danças, músicas e brincadeiras folclóricas; Cada turma deverá, coletivamente, junto com outras turmas, preparar uma forma de apresentação, de acordo com o(s) tema(s) específicos pesquisados.
c) Gincana do conhecimento folclórico:
A Gincana envolverá um jogo de perguntas e respostas ou tarefas referente aos conteúdos pesquisados por cada grupo, os professores organizarão as perguntas e as tarefas sobre os conteúdos pesquisados de forma lúdica, com a pretensão e tornar o ambiente escolar mais agradável e instigante, a fim de que a aprendizagem se dê de forma divertida e prazerosa. Todos os alunos deverão participar da gincana, pois este trabalho objetiva incentivar os estudantes a desenvolver o hábito de estudar os conteúdos pesquisados. As tarefas serão desenvolvidas em grupos visando promover a integração entre os alunos e a valorização do estudo. O grupo que responder mais perguntas ganhará a gincana.
Cada turma, dividida em quatro grupos, pesquisará um tema relacionado às manifestações folclóricas.
Grupo 1
Literatura popular Linguagem popular Provérbios Adivinhas Formulas de Fiados Conto popular Romanceiro Cordel e viola
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Grupo 2- Festas e Danças folclóricas
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Grupo 3 Artesanato Culinária
Medicina popular
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Grupo 4 Folclore Infantil -Brinquedos de João Redondo –Acalantos –jogos populares –cantigas de rodas –parlendas – brinquedos e brincadeiras populares.
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(Divisão segundo Deífilo Gurgel, 1999).
Sugestões de apresentações:
Grupo 1 - Literatura popular
· Realização de um desafio de advinhas;
· Exposição de cartazes com Provérbios e formulas de Fiados;
· Recital de cordel e viola;
Grupo 2 - Festas e Danças folclóricas
· Apresentação de danças Folclóricas.
Grupo 3 -Artesanato -Culinária - Medicina popular
· Exposição sobre a Medicina Popular e seus elementos: plantas, xaropes, chás caseiros;
· Exposição e degustação de comidas;
· Exposição de peças de Artesanato.
Grupo 4 - Folclore Infantil
· Exposição de brinquedos folclóricos (pião, cavalo de pau. peteca, cata-vento, marionetes, bonecas de pano, papagaio, carrinho de rolimã, caminhão de madeira, bola de meia, etc;
· Apresentação de brincadeiras populares, Brinquedos de João Redondo, jogos populares cantigas de rodas;
· Exposição de cartazes com parlendas.
OBS: . Os discentes deverão participar ativamente das apresentações folclóricas.
6. RECURSOS NECESSÁRIOS
Materiais necessários para a realização do Projeto Folclore:
· Para a Pesquisa
Materiais escritos sobre o tema, livros, revistas, jornais, entre outros.
· Para a apresentação:
10 folhas de papel madeira
10 marcadores permanente de cores variadas
10 cartolinas brancas
08 rolos de fita adesiva
100 impressão
100 cópias
6 mesas para as exposições
1 equipamento de som (caixa e microfone)
7. BIBLIOGRAFIA
CASCUDO, Luis da Câmara. Folclore do Brasil. 2ª ed. Fundação José Augusto, Natal, 1980.
GURGEL, Deífilo. Espaço e Tempo do Folclore Potiguar. Prefeitura de Natal. Natal/RN, 1999.