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sexta-feira, 23 de agosto de 2013

VÍDEOS DE POEMAS MUSICADOS ( VINICIUS DE MORAES)

Olá pessoal!

Hoje trouxe alguns poemas musicados do inesquecível poeta Vinicius de Moraes.

























Um abração para todos. Feliz final de semana.




PROJETO VINICIUS DE MORAES




O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  • Interagir com diversos tipos de  textos  de forma lúdica, dinâmica e reflexiva.
  • Refletir sobre a leitura e escrita  avançando assim nas suas hipóteses sobre o sistema alfabético.
  • Conhecer algumas   poesias infantis de Vinícius de Moraes.
  • Estimular a sensibilidade  e criatividade.
  • Ampliar o repertório de textos que se sabe de cor.
  • Despertar o gosto e o prazer pela leitura .
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio do computador.
Duração das atividades
2 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O que os alunos sabem em relação a leitura e escrita.
  • O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.
  • As características individuais dos alunos (pré-silábico, silábico e alfabético).
Estratégias e recursos da aula
Iniciar o projeto contando, nas rodas de leitura, a história de Noé ou exibir vídeo da história em DVD, e em seguida listar ,no quadro, com a ajuda dos alunos os possíveis  animais que poderiam ter entrado na arca. Aproveitar a lista de animais e  trabalhar com os  seus respectivos pares (masculinos e femininos). Realizar essa atividade formando   agrupamentos  produtivos(duplas) de acordo com o nível de cada aluno. Atenção professor:  Utilize o alfabeto móvel para montar  as palavras com os alunos pré-silábicos e silábicos , permitindo que façam reflexões sobre a escrita sob sua intervenção.  
Apresentar aos alunos o livro A ARCA DE NOÉ e aproveitar para identificar algumas informações na capa: ilustração, conteúdo, editora e  autor, etc.Aproveite e fale um pouco sobre o poeta Vinícius de Moraes.


ATIVIDADE 1 - Poema: O PATO
O professor deverá escrever (previamente) em papel pardo (em forma de cartaz) o poema O PATO PATETA  e em seguida afixá-la na parede da sala, em local visível e acessível, para  realizar a leitura junto com os alunos. Na sequência o professor poderá colocar o CD (disponível no youtube) com a música do poema  e em seguida cantar com os alunos. Após cantarem o poema do Pato, os alunos deverão realizar as seguintes tarefas:
  • Alfabéticos: escreverem a música de cor.
  • Pré-silábicos e silábicos :  fazerem  lista de animais com a letra P utilizando o alfabeto móvel.
  • Trabalhar versos, estrofes e rimas.
  • Todos deverão ilustrar o poema.
  • O professor poderá assumir o papel de escriba e escrever no quadro, com a ajuda dos alunos,  um texto narrativo sobre o pato .
  • Utilizar o poema  como quebra-cabeça   para que os alunos possam colocar os  versos e palavras na seqüência correta.
  • Disponibilizar o poema xerocado em forma de  texto lacunado para ser preenchido com palavras que faltam. Mas atenção: Alunos pré-silábicos e silábicos disponibilizar um banco de palavras para realizar esta atividade.

Exemplo de texto lacunado:
O Pato (Vinícius de Moraes)
 
Lá vem o ..................
Pata ..................,
pata ........................
La vem o ......................
Para ver o que é que há.

O Pato .............................
Pintou o ........................
Surrou a ........................
Bateu no .........................
Pulou do .........................
No pé do ..........................
Levou um .........................
Criou um .........................
Comeu um .......................
De ..............................
Ficou ..............................
Com dor no ..................
Caiu no ...........................
Quebrou a .................
Tantas fez o .................
Que foi pra ....................


ATIVIDADE 2 - Poema : A PULGA

A Pulga
Vinícius de Moraes


Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais pulinho
Estou na perna do freguês

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordinha
Coitadinho do freguês

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia
Tchau
Good bye
Auf Wedersehen
Para trabalhar o poema A PULGA, o professor deverá utilizar a mesma sequência de trabalho desenvolvida no poema O PATO :
  • Escrever o poema em papel pardo, fixar o cartaz na parede, fazer leitura coletiva e individual.
  • Cantar o poema com os alunos.
  • Trabalhar com lista de palavras (animais nocivos ao homem).
  • Trabalhar a escrita dos números de 1 a 10.
  • Os alunos alfabéticos devem escrever o texto de cor e os pré-silábicos e silábicos  utilizar alfabeto móvel para montar palavras do poema.
  • Ilustrar o poema.
  • Trabalhar com lista de palavras no diminutivo (nh) .
  • Aproveitar o tema  e trabalhar com anúncios ( texto informativo )sobre orientações para a prevenção de doenças transmitidas por animais (raiva, calazar, etc). 
  • Fazer, coletivamente, uma lista de cuidados que devemos ter com nossos bichinhos de estimação.
                                                              
ATIVIDADE 3 - Poema: A CASA

A Casa
Vinícius de Moraes


Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali

Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero.
Confeccionar cartaz com o poema A CASA e fixar na sala de aula. Levar CD com a música do poema e cantar com os alunos.
  • Ilustrar o poema.
  • Trabalhar versos, rima e estrofes.
  • Fazer leitura coletiva do poema com os alunos e pedir que  identifiquem, no cartaz, algumas  palavras . Exemplo: Ana, onde está a palavra CASA no poema do Vinícius? Venha até aqui a frente identificar no cartaz. Muito bem! Com que letra começa a palavra CASA turma? Quantas letras tem a palavra CASA? Vamos contar juntos? Quantos pedacinhos(sílabas) tem essa palavra? Vamos contar nas palminhas? CA-SA ...muito bem, dois pedacinhos (duas sílabas). Que outras palavras vocês conhecem iniciam com essa mesma letra? Vamos escrever uma lista de palavras que iniciem com a letraC?                                                                                                                                                           

Professor, faça outras perguntas desse tipo escolhendo outras palavras do poema. Observe que esse tipo de atividade fará com que  o aluno pré-silábico  e silábico reflita acerca da leitura e escrita  avançando assim nas suas hipóteses sobre o sistema alfabético.
O poema  A CASA  poderá ser  aproveitado também para trabalhar conceito de família  .Os alunos poderão pesquisar sua árvore genealógica, fazer dobraduras em origami de casa, e  pesquisar seus endereços com os pais.Identificar tipos de moradias diferentes e listar os materiais usados  para se construir uma casa. Na sequência pedir que os alunos elaborem um texto sobre o lugar onde moram. Utilizar o texto de um aluno silábico-alfabético e realizar correção coletiva, sem identificar o nome do autor. 



ATIVIDADE 4 - Poema: O RELÓGIO

O Relógio
Vinícius de Moraes


Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
E já perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
  • Fazer leitura coletiva do poema fixado na parede da sala.
  • Cantar o poema (utilizar CD) .
  • Escrever lista de palavras com R.
  • Fazer lista dos dias da semana e dos meses do ano ( professor, leia depois cada palavra com os alunos, identifique meses que começam com a mesma letra , que tem o mesmo número de sílabas, identifique o mês em que os alunos fazem aniversário, etc. Faça o mesmo com os dias da semana).
  • Montar calendário,identificando os feriados , dias úteis da semana e finais de semana.

ATIVIDADE 5 - Poema: A FOCA

A Foca
Vinícius de Moraes

Quer ver a foca
Ficar feliz?
É por uma bola
No seu nariz.

Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.

Quer ver a foca
Comprar uma briga?
É espetar ela
Na barriga!
  • Assim como os outros poemas este também deverá ser escrito no cartaz e afixado em sala de aula.
  • Fazer leitura coletiva do poema.
  • Cantar o poema com os alunos.
  • Ilustrar o poema.
  • Escrever lista de palavras que iniciam com a letra F.
  • Escrever texto coletivo ( professor assume o papel de escriba) sobre a foca ou outros animais que vivem no circo. 

OBSERVAÇÕES:
  • Como forma de estimular mais ainda a leitura , convide algumas mães para participar do projeto lendo poemas de outros autores para as crianças ,tornando-se, assim,  um momento especial para os   filhos. 
  • Em todas as etapas do projeto devem ser realizadas   atividades diversificadas de aprendizagem problematizadoras e desafiadoras que levem  os alunos a refletirem  acerca da leitura e escrita.
  • Use o barbante  e massinha   para modelar a grafia correta das letras sempre relacionando-as com  a escrita de palavras (alunos pré-silábicos ) .
  • Realize atividades em dupla considerando os níveis de aprendizagem próximos dos alunos em relação a leitura e escrita.
  • Aproveite para colocar em ordem alfabética as palavras escritas nas listas.
  • Realize atividades de cruzadinhas envolvendo adivinhações sobre os animais.
  • Peça que recortem e colem  letras e jornais ou revistas  para montarem  palavras no caderno.
  • Brinque de Bingo com nomes de animais e objetos.
  • Utilize o alfabeto móvel para construir frases relacionadas aos poemas.
  • Promova Jogos de sílabas e letras .
  • Faça auto  ditado utilizando gravuras com as palavras dos poemas .
  • Estimule a escrita dos poemas que os alunos já conhecem de cor.

Professor, quando as atividades de leitura e escrita realizadas em sala de aula possibilitam a criança participar e interagir de forma concreta, ela vai ,aos poucos, construindo idéias sobre como se lê e escreve, por isso não se preocupe em encher o quadro com atividades longas e cansativas para o aluno responder , o mais importante, porém, é trabalhar com atividades  que permitam aos alunos  refletirem acerca da leitura e escrita e para isso a  qualidade das atividades torna-se mais importante que a quantidade.
No laboratório de informática:
  • Peça que os alunos ilustrem as poesias de Vinícius no Tux;
  • Oriente os alunos a escreverem  as letras dos poemas  no Writer.
  • Imprima os textos e as imagens produzidas pelos alunos.
  • Produzam  um livro de poemas com os materiais do  lied (imagens e texto) e apresentem  uma cantata com as músicas aprendidas, para a comunidade escolar.
  • Grave as poesias cantadas em CD e distribua entre os alunos(eles vão adorar!).
Recursos Complementares
Origami :
Vídeo Arca de Noé (vídeo)
O Pato Pateta (vídeo)
A Casa (vídeo)
A Pulga (vídeo)
A FOCA (vídeo)



Avaliação


  • A avaliação , processual e contínua , deverá ser  realizada em todas as etapas do projeto envolvendo a observação, participação, realização de atividades, interesse dos alunos e análise reflexiva constante  das tarefas desenvolvidas em sala de aula para que assim o professor possa perceber os avanços , necessidades e dificuldades dos alunos e fazer as intervenções necessárias.
  • Elaborar um portfólio individual, em relação a evolução da escrita,  que mostre o que cada aluno aprendeu durante o projeto. 

FONTE: 
www.ensinar-aprender.com.br



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO À LEITURA





Televisão, DVD, computador, internet e jogos eletrônicos. Esses têm sido os passatempos preferidos da garotada nos dias de hoje. Não é à toa que hoje temos jovens que escrevem mal, encontram dificuldades em redação e interpretação de texto e possuem pouco senso crítico diante das informações que recebem. A raiz do problema pode ter várias ramificações, mas uma delas, a mais importante, é a falta do hábito da leitura. Nas páginas de um livro, a criança descobre muito mais do que um mundo de imaginação. Se cultivada desde a mais tenra idade, a leitura pode ser uma excelente maneira de trabalhar vocabulário, imaginação, criatividade, escrita e sensibilidade. Ou seja: mais do que um prazer, ela também é fonte de aprendizado e conhecimento.

Descoberta

É nos primeiros anos de vida que se deve incentivar a paixão pelos livros. Crianças pequenas adoram ouvir histórias, ainda mais se elas forem contadas de forma animada e divertida. Até o segundo ano de vida, os livros devem ser ricamente ilustrados, de preferência com gravuras que façam parte do universo infantil. Num livro infantil, a ilustração é muito importante. Ela é o primeiro convite para o livro. Por meio dela, as crianças começam a aprender algumas palavras, a associar as figuras a determinados objetos.

Nesta fase da vida, os pais devem se encarregar de contar as histórias e também de apresentar os livros às crianças, ajudando-as a manuseá-los e mostrando a elas as ilustrações. Na hora de contar a história, vale usar entonações diferentes de voz, fazer com que a criança participe da história e, se necessário, usar bonecos para prender a atenção. Quando os pais lêem para os filhos, estabelecem um vínculo afetivo importante, que vai ajudar no desenvolvimento emocional da criança.

Dos dois anos até a idade de alfabetização, a criança ainda não tem muita concentração. Por isso, os livros indicados para essa faixa etária possuem histórias curtas. O gênero predileto é o conto de fadas, que trabalha bastante a imaginação infantil, de modo que as crianças se envolvem diretamente com a história. Tanto que não é incomum que elas peçam aos pais que leiam várias vezes a mesma historinha, de tanto que se identificam com as personagens. Outra característica interessante dos livros voltados a essa faixa etária aparece naqueles dirigidos a crianças que estão passando pela alfabetização: o texto tem frases breves e fonemas fáceis para o entendimento das crianças, o que as incentiva a começar a ler sozinhas.

A partir dos sete anos de idade, inicia-se uma nova fase. As primeiras dificuldades de leitura ficam para trás, o pensamento lógico se desenvolve de forma a permitir que a criança comece a lidar com idéias abstratas e os livros começam a ficar mais complexos. Ao invés de histórias curtas, as crianças dão preferência a enredos maiores, divididos em capítulos. “Quando estão na 1ª e 2ª séries, elas apreciam contos folclóricos e fábulas curtas. Os contos bíblicos entram lá pela 3ª série. Na 4ª série, apreciam as sátiras aos contos de fadas. Na 5ª e 6ª séries, apreciam personagens que fizeram algo pela humanidade, ou seja, heróis e heroínas. A partir da 7ª série, estão prontos para a história do mundo.

A interpretação das ilustrações também ganha novos contornos. As figuras proporcionam à criança múltiplos olhares sobre um mesmo tema. Livros que são ilustrados por vários artistas, por exemplo, proporcionam isso. Quanto mais você alimentar o imaginário da criança, mesmo que seja através da figura, melhor. Na adolescência, o gosto literário se torna mais variado. Porém, independentemente do tema, o jovem lê tramas mais bem-elaboradas e coerentes, começando a moldar suas preferências para a idade adulta.

O poder dos contos de fada

É no contato com histórias repletas de personagens de fantasia que as crianças desenvolvem seus primeiros conceitos sobre o mundo. Diante de conceitos como bom e mau, feio e bonito, defeitos e virtudes, a criança começa a trabalhar suas próprias crenças e a demonstrar seus sentimentos diante de determinadas situações: medo, raiva, frustração, revolta, alegria. Isso acontece porque, de alguma forma, ela tende a se identificar com algumas histórias, de acordo com o momento que está vivendo. Histórias falam de amor, rejeição, medo de abandono, competição, diferenças. A criança se transporta para o mundo do personagem e encontra ali alguns de seus problemas e desejos. É por isso que elas apreciam muito esse tipo de história, porque vêem nelas uma maneira de interpretar o mundo.
Desenvolvimento

São inúmeros os benefícios do incentivo à leitura desde cedo. Com os livros, a criança desenvolve o vocabulário, aumenta o repertório de palavras, aprende a escrever melhor, trabalha a criatividade, a imaginação e a reflexão.A leitura é importantíssima para o desenvolvimento cognitivo da criança. Quando ela adquire o hábito de ler, seu inconsciente é liberado para o fato mais relevante da leitura, que é a interpretação. Existem alunos que têm dificuldades em várias disciplinas porque não conseguem interpretarem o que lêem.

O papel dos pais

Como em todas as outras áreas da vida, o exemplo dos pais também conta muito quando o assunto é literatura. Crianças cujos pais lêem bastante e se mostram apaixonados pela atividade têm muito mais chance de se interessarem por ela. Os pais devem dar o exemplo. Se gostam de ler, se estão sempre com um livro na mão, a criança também vai querer fazer isso. Levar a livrarias, rodas de leitura, eventos literários e centros culturais também ajudam muito, pois despertam a curiosidade e incentivam a intimidade da criança com os livros. Pais que não lêem e não incentivam a leitura, por tanto, não podem reclamar da falta de interesse dos filhos.

O papel da escola

Assim como os pais, a escola também tem papel fundamental no incentivo à leitura. A realidade brasileira nos mostra que o acesso de grande parte da população aos livros é muito restrito. Há muitas crianças cujas famílias mal têm dinheiro para se sustentar, então é claro que não terão recursos para adquirir livros. Então, cabe à escola surprir esse falta, oferecendo bibliotecas e salas de leitura.





sexta-feira, 16 de agosto de 2013

DICAS DE LEITURA PARA PAIS E EDUCADORES


Olá pessoal!

Hoje, trouxe excelentes dicas de leitura para pais e educadores.
Incentivar a criança o amor pelos livros é de suma importância.
Convém enfatizar que, não há como alguém incentivar a criança para a leitura se não gostar de ler.
Infelizmente, acontece muito esse tipo de problema em nossas escolas.


Quando somos apaixonados pelos livros, passamos esse amor para os outros e só em falar sobre os livros que lemos,que gostamos contaminamos, envolvemos, encantamos quem nos ouve. 












Vamos levar às crianças o amor pelo mundo maravilhoso da leitura.
Um mundo cheio de magia, encanto, cultura e conhecimento.


Um abraço a todos. Feliz final de semana.
:)


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PROJETO: FOLCLORE POTIGUAR




1. APRESENTAÇÃO

Folclore é...  “a cultura do popular tornada normativa pela tradição...” Câmara Cascudo,1980


            O Projeto Folclore tem como objetivos resgatar o valor da cultura popular; propiciar ao aluno o conhecimento das diversas manifestações folclóricas, inclusive as de sua cidade; proporcionando, assim, o reconhecimento da importância cultural do folclore. O Projeto será desenvolvido através de pesquisas feitas pelos próprios alunos e terá sua culminância com as apresentações das pesquisas e uma gincana. Na apresentações das pesquisas teremos exposição de brinquedos populares, desafio de adivinhas e  apresentações de danças, músicas e brincadeiras folclóricas. Na gincana será desenvolvido um jogo de perguntas e respostas ou tarefas referente  aos conteúdos pesquisados por  cada grupo, com o objetivo de incentivar o aluno  a estudar os conteúdos pesquisados.  


2. JUSTIFICATIVA
                                                                       “Não amamos aquilo que desconhecemos”.                                                                                                    Deífilo Gurgel, 1999

Decidimos desenvolver este projeto, para revelar o universo fabuloso do folclore Potiguar, visando resgatar as tradições folclóricas, propiciando o conhecimento das diversas manifestações folclóricas; proporcionando, assim, o reconhecimento da importância cultural do folclore, objetivando que se adote uma atitude de valorização à cultura local. Estamos convencidos de que será através da educação que se fará o resgate dessas tradições, não só pelo seu estudo sistemático, mas, sobretudo, pela observação, “ao vivo”, de suas mais vibrantes e diversificadas manifestação, na sala de aula.  A razão maior deste projeto é revelar o Folclore Potiguar aos que o desconhecem e que, através deste possam descobri-lo e, com ele, maravilhar-se e assim  respeita-lo.

3. OBJETIVOS

·         Resgatar os valores culturais do nosso povo, através da valorização da vida simples, da inocência, pureza e sabedoria do FOLCLORE;
·         Pesquisar a importância e a influência do FOLCLORE na educação;
·         Resgatar o FOLCLORE POTIGUAR;
·         Favorecer a integração social do grupo;
·         Desenvolver a expressão artística e corporal;
·         Socializar todos os integrantes da comunidade escolar através da troca de idéias e experiências.

4. PARTICIPANTES

·         Os Profissionais de Educação e os discentes da Escola.

5. METODOLOGIA
O projeto prevê três etapas de desenvolvimento:                                                                        

a)  As pesquisas feitas pelos discentes: 
Orientação aos discentes sobre a realização da pesquisa; Orientação aos discentes sobre  as formas de apresentar os resultados das pesquisas;  As pesquisas devem ser bibliográfica, utilizando materiais escritos; e através de entrevistas, com artistas populares.                                           

b) A culminância: Apresentação dos resultados das pesquisas:
Orientação sobre a culminância: Exposição   de brinquedos populares, desafio de adivinhas, apresentações de danças, músicas e brincadeiras folclóricas; Cada turma deverá, coletivamente, junto com outras turmas, preparar uma forma de apresentação, de acordo com o(s) tema(s) específicos pesquisados.
c) Gincana do conhecimento folclórico:
A Gincana envolverá um jogo de perguntas e respostas ou tarefas referente  aos conteúdos pesquisados por cada grupo,  os professores  organizarão as perguntas e as tarefas sobre os conteúdos pesquisados  de forma lúdica, com a pretensão e tornar o ambiente escolar mais agradável e instigante, a fim de que a aprendizagem se dê de forma divertida e prazerosa.  Todos os alunos  deverão participar da gincana, pois este trabalho objetiva incentivar os estudantes a desenvolver o hábito de estudar os conteúdos pesquisados. As tarefas serão desenvolvidas em grupos visando promover a integração entre os alunos e a valorização do estudo. O grupo que responder mais perguntas ganhará a gincana.

Cada turma, dividida em quatro grupos, pesquisará um tema relacionado às manifestações folclóricas.
Grupo 1                
Literatura popular Linguagem popular            Provérbios                          Adivinhas                            Formulas de Fiados             Conto popular                       Romanceiro                         Cordel e viola
Grupo 2-            Festas e Danças             folclóricas          
Grupo 3 Artesanato      Culinária     
Medicina popular  

Grupo 4                    Folclore Infantil           -Brinquedos de João Redondo –Acalantos –jogos populares –cantigas de rodas –parlendas – brinquedos e brincadeiras populares.
(Divisão segundo Deífilo Gurgel, 1999).

Sugestões de apresentações:                                                                                                       
Grupo 1 - Literatura popular                                                                                           
·         Realização de um desafio de advinhas;
·       Exposição de cartazes com Provérbios e formulas de Fiados;
·       Recital de cordel e viola;
Grupo 2 - Festas e Danças  folclóricas          
·        Apresentação de danças Folclóricas.
Grupo 3  -Artesanato -Culinária  - Medicina popular 
·        Exposição sobre a Medicina Popular e seus elementos: plantas, xaropes, chás caseiros;
·        Exposição e degustação de comidas;
·        Exposição de peças de Artesanato.
Grupo 4 - Folclore Infantil          
·        Exposição de brinquedos folclóricos (pião, cavalo de pau. peteca, cata-vento, marionetes, bonecas de pano, papagaio, carrinho de rolimã, caminhão de madeira, bola de meia, etc;
·        Apresentação de brincadeiras populares, Brinquedos de João Redondo, jogos populares cantigas de rodas;
·        Exposição de cartazes com parlendas.
OBS: . Os discentes deverão participar ativamente das apresentações folclóricas.

6. RECURSOS NECESSÁRIOS

Materiais necessários para a realização do Projeto Folclore:
·        Para a Pesquisa                                                                                                             
Materiais escritos sobre o tema, livros, revistas, jornais, entre outros.

·        Para a apresentação:                                                                                                                
 10 folhas de papel madeira
         10 marcadores permanente de cores variadas
           10 cartolinas brancas
           08 rolos de fita adesiva
           100 impressão
           100 cópias
           6 mesas para as exposições
           1 equipamento de som (caixa e microfone)

7. BIBLIOGRAFIA

CASCUDO, Luis da Câmara. Folclore do Brasil. 2ª ed. Fundação José Augusto, Natal, 1980.

GURGEL, Deífilo. Espaço e Tempo do Folclore Potiguar. Prefeitura de Natal. Natal/RN, 1999.

FONTE:
http://veronica-mos.blogspot.com/