Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

PROJETO CONTOS DE FADA (EDUCAÇÃO INFANTIL)

       




Alunos da Educação Infantil ciclo II                    

PÚBLICO ALVO:



JUSTIFICATIVA:

Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
OBJETIVOS CONCEITUAIS:
· Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
· Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
· Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
· Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
· Ampliar as possibilidades de movimentos;
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
· Descrever cenários e personagens;
· Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
· Identificar títulos de histórias conhecidas;
· Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
· Produzir textos, tendo o professor como escriba.
OBJETIVOS ATITUDINAIS:
Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades; Sistematizar situaçõesproblema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos; Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real; Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar; Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos; Aprender valores; Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
METAS:
Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.
METODOLOGIA:
- Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
· Criar situações de fantasia e encantamento;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
· Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anões, gigantes, bruxas, etc.;
· Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
· Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
· Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
· Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
· Apreciação da leitura feita pela professora;
· Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.

ANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, OBSERVANDO:
· Estrutura textual (narrativa);
· Temporalidade;
· Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
· Descrição de cenários e personagens;
· Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
· Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
· Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, gigantes...);
· Listar oralmente as histórias preferidas;
· Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
· Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
· Elaborar um novo final, diferente do original;
· Analisar as características das personagens na história.
DRAMATIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS, OBSERVANDO:
· Expressões faciais;
· Criatividade;
· Vocabulário;
· Narração;
· Movimentos espontâneos e programados;
· Postura e encenação;
· Colocação de voz.
RECURSOS MATERIAIS:
computadores
data show
impressora
aparelho de som
microfone
· Tapete de histórias;
· Fantoches de diversos tipos;
· Cenário para apresentação de fantoches;
· Fantasias de acordo com os personagens;
· Sanfona de histórias;
· Lápis de cor, giz de cera, sulfite, canson, papéis coloridos, tinta guache,
pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
· Livros de contos de fadas e histórias infantis.
RECURSOS HUMANOS:
· Estarão envolvidas neste projeto todas as professoras da unidade escolar.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação diária das crianças, avaliação formativa ao longo de todo o processo, nas atividades propostas, tais como: · Reprodução das histórias, mantendo sequências temporais, utilizando fantoches; · Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias e músicas com coreografia e apresentação; Confecção de uma sanfona de histórias pelos alunos;
· Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias;
· Produção de textos coletiva com sequências conhecidas, tendo o professor como escriba;
· Criação de novos finais para os contos;
· Adaptação dos contos, conforme a criatividade dos alunos;
· Reconhecimento de personagens, cenários e títulos de histórias;
· Manifestação dos valores trabalhados nas histórias, nas atitudes do dia-a-dia;
· Apreciação da leitura feita pelo outro;
· Ampliação da linguagem oral.


PRODUTO FINAL:


- Gravações em fitas de vídeo/DVD (para que fiquem todas as imagens registradas);

FONTE: http://sugestoescolaresdiversas.blogspot.com.br/2012/03/projeto-contos-de-fadas-educacao.html


-

domingo, 23 de fevereiro de 2014

QUADRIMINÓ DE SÍLABAS

Boa tarde, pessoal!

Fiz este jogo para auxiliar o trabalho de alfabetização, como também, o trabalho de Divisão Silábica.
Ele foi confeccionado com cartolina simples e palavras recortadas de livros.
Coloquei palavras com letra bastão, porém, o tipo de letra 
 fica a critério de cada professor.




As palavras são recortadas em sílabas.
 (Utilize palavras dissílabas).





sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

JOGO DA MEMÓRIA DOS NÚMEROS

Boa tarde!!!!

Uma dica legal para introdução dos numerais nas classes de Alfabetização:
Um Jogo da Memória (numeral/quantidade).


Material necessário:

Caixas de papelão
Gravuras de livros (matemática/Conjuntos)
Pincel atômico
Lata para acondicionar o jogo.


Para iniciar o estudos dos numerais, preparei um Jogo da Memória com números de 1 a 10.
À medida que o professor for introduzindo outros números,
os acrescentarão ao jogo. 



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ÁLBUM DO ALFABETO

Olá Pessoal!!!

Que tal organizar um Álbum do Alfabeto com as crianças?
Um material muito interessante e divertido para as aulas das classes de alfabetização.

Material necessário:

14 envelopes kraft no tamanho de papel ofício A4.
Fitas de cetim nº 1
Cartolinas de cores variadas
Gravuras 
Canetas hidrográficas
Cola



Dobre todos os envelopes ao meio, organize-os de forma que fique parecendo um livro. Os fundos dos envelopes deverão ser cortados para que fiquem abertos.
Perfure-os na lateral e coloque as fitas dando um nó e um laço, deixando no formato de álbum.(Veja a imagem acima).




Cada página do livro deverá ter uma letra do Alfabeto colada ( veja a imagem acima).
Recorte cartõezinhos de cartolina, cole gravuras relacionadas a cada letra do alfabeto. Faça quantas quiser para cada letra. 
Abaixo da gravura, escreva a palavra em letra bastão.
Desta forma, faça os cartões para todas as letras.
As crianças podem e devem ajudar na confecção deste álbum. Uma aula interessante que vai ajudar muito na aprendizagem.


Um abração e até a próxima!
:)


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CARTÕES-RELÂMPAGO PARA ALFABETIZAÇÃO

Olá Pessoal!

Hoje tem mais dicas para Alfabetização.
Confeccionei todos os materiais com papelão de caixas.


Estes cartões numerados de 1 a 9 servirão para o trabalho de iniciação dos numerais, onde será trabalhado o número, a forma escrita deste número e a quantidade.
Pode-se fazer o cartão referente ao zero também.



Este outro modelo de cartão, o professor trabalhará com as crianças, as vogais.
Sua forma escrita com a letra de forma (maiúscula/minúscula) e a letra cursiva (maiúscula/minúscula).
Também terá no cartão uma palavra com inicial em vogal e sua figura correspondente.




terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CARTÕES DE VOGAIS COM LIXA

Olá pessoal!

Trouxe para vocês esta dica de cartões para trabalhar as vogais com seus alunos.
Confeccionei com papelão grosso e  revesti com papel madeira (kraft).
As letras foram desenhadas e recortadas em lixa , depois coladas nos cartões.


Fiz umas setas para mostrar aos alunos, como escrevemos estas letrinhas. Qual o caminho que devemos seguir para desenhá-las.
O professor deverá deixar a criança à vontade com os cartões para que ela manuseie e utilizando o tato (dedos), possa contornar as letras.


Um abração e até a próxima!



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO/MATERIAL PARA IMPRIMIR





Olá pessoal!!!!


Hoje, trouxe este valioso material para trabalhar com turmas de alfabetização. 
Você imprime e cola em papelão ou cartolina guache.


Dominó (Gravura/Palavra)



Jogo de Encaixe (Gravura/Letra inicial/Palavra)

  

Baralho do Alfabeto ( Gravura/Letra de forma maiúscula e minúscula/Palavra)



Jogo da Memória (Gravura e Sombra)




Cartela da Descoberta (Vogais)




Jogo da Memória (Letra Q)





Ludo de Sílabas Simples




Ludo de Dificuldades Ortográficas