Trabalhar com jornais na escola é interessante porque estabelece-se uma ligação entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e o cotidiano, aproximando o aluno da realidade.
Por isso mesmo, assuntos que vivem em pauta nos periódicos, por mais pesados que possam parecer, não podem deixar de ser debatidos com a turma.
Os temas sociais como: tabagismo, alcoolismo, drogas, violência urbana, exploração do trabalho infantil, violência na infância, entre outros, podem e devem ser debatidos em sala de aula, para que os alunos possam ser conscientizados.
A versatilidade do jornal facilita o trabalho interdisciplinar, envolvendo todas as áreas do conhecimento:
História, Português, Geografia, Matemática, Ciências e Artes. Devemos procurar desenvolver os conteúdos curriculares além de temas transversais como ética, cidadania, saúde, pluralidade cultural e meio ambiente.
* LÍNGUA PORTUGUESA: são trabalhados o hábito e o gosto pela leitura, além de atividades envolvendo o processo de alfabetização, o desenvolvimento da oralidade, a contextualização da gramática e a construção de textos.
*MATEMÁTICA: é estimulado o raciocínio lógico, por meio de relações com o uso dos numerais no cotidiano, resoluções de situações-problema e sistema monetário, explorando todas as seções do jornal.
* CIÊNCIAS: é possível analisar os conteúdos abordados no currículo com a realidade exposta em matérias sobre os mesmos temas.
* HISTÓRIA: os alunos comprendem a importância do jornal para o registro dos fatos históricos por meio de debates sobre temas como a questão indígena e a questão racial.
* GEOGRAFIA: os alunos são sensibilizados sobre a importância do espaço familiar, além dos cuidados quanto a o espaço público e os direitos do cidadão quanto aos serviços públicos que são utilizados.
FONTE: Revista Vamos Alfabetizar! Especial nº 1/2008.
FONTE: Revista Vamos Alfabetizar! Especial nº 1/2008.
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