Os jogos são atividades que oferecem boas oportunidades de interação social, troca de ideias, experiências e informações. Alé disso, exercitam a memória, desenvolvem o conhecimento lógico-matemático e criam, ainda, situações concretas da necessidade de leitura e escrita.
Pelo caráter lúdico e desafiante, quase sempre despertam também maior interesse das crianças para a realização das atividades.
No jogo, de maneira geral, a integração de leitura e escrita com conteúdos de Matemática, Geografia, História e Ciências ocorre de forma natural.
Cabe ao professor selecionar ou criar tipos de jogos, sejam eles coletivos, de pequenos grupos ou pares, individuais, de mesa, de pátio, tais como:
bingo, dominó, boliche, baralhos, quebra-cabeças, loto de palavras...
Professor, procure orientar as crianças durante os jogos.
SUGESTÕES:
*discuta com as crianças as regras a serem observadas; incentive o registro de resultados obtidos;
* incentive a criação ou a reformulação das regras do jogo, para adequá-lo melhor aos interesses e à capacidade das crianças;
* valorize a participação do aluno, independentemente de resultados;
* incentive as crianças a resolverem elas próprias os conflitos que possam surgir em decorrência das disputas;
* crie, com a classe, novos jogos a serem construídos coletivamente.
FONTE:
ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA - DA TEORIA À PRÁTICA
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