A
indisciplina é um grande rival da aprendizagem e do bom convívio escolar, ela
amplia a violência no espaço da escola, que deveria ser de segurança e
respeito.
Devido a isto, iniciamos
o nosso ano escolar com o tema “PAZ e SOLIDARIEDADE”, com o objetivo de
fortalecer os valores que as promovam, não só no ambiente escolar, como em todo
espaço social.
A disciplina Educação
Física tem como objetivos específicos:
1º
ano
Construir e adaptar as
regras escolares definidas nas aulas, reconhecendo sua importância na construção
de um espaço de paz.
2º e 3º
anos
Participar das atividades
corporais, adotando atitudes cooperativas e solidárias, favorecendo a paz no
ambiente escolar.
4º e 5º
anos
Valorizar a prática da
Educação Física e reconhecer a sua importância como atividade fundamental à
saúde e à promoção da paz no ambiente escolar.
DINÂMICAS DE
GRUPO
As atividades relacionadas abaixo têm como objetivo favorecer o sentimento de grupo, proporcionando uma acolhida positiva para todos, além de proporcionar momentos de reflexão sobre a importância de um espaço harmônico e seguro para todos e da valorização de regras construídas em grupo para a promoção da PAZ.
1. O
GAROTINHO (O ALUNO) CHAMADO AMOR
Fazer gestos, cada vez
que na história aparecer as seguintes palavras:
PAZ – Aperto de
mão
AMOR – Um
abraço
GARRA – Trocar de lugar
(ou bater bem forte os pés no chão)
SORRISO –
Gargalhada
BEM-VINDOS – Bate
palmas
Era uma vez um garotinho
(aluno) chamado AMOR. AMOR sonhava sempre com a PAZ. Certo dia, descobriu que
a vida só tinha sentido quando ele descobrisse a PAZ, e foi justamente nesse
dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando à escola onde
estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios, e foi nesse
momento que o AMOR começou a perceber que o SORRISO dos amigos transmitia a PAZ,
pois sentiu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, basta saber dar um
SORRISO.
Então traga a PAZ, o
SORRISO e a GARRA para junto de nós. Dê um SORRISO bem bonito e sejam todos
BEM-VINDOS.
2. ABRAÇOS
MUSICAIS
Os alunos dançando no
ritmo da música. Abraçando os colegas enquanto dançam. Quando a música parar,
os alunos deverão abraçar apenas um colega.
Ao iniciar a música os
alunos deverão dançar em dupla.
Na próxima vez que a
música parar, trocar de par, fazer um abraço em grupos de três. E assim
sucessivamente, até fazer um grande abraço com todos.
3. ESTÁTUA DO
TOQUE
Ao som da música, as
crianças devem se movimentar de acordo com o ritmo. Quando a música parar, os
alunos deverão ficar imóveis, porém tocando no colega. Isto é, abraçando, de
mãos dadas, aperto de mão, tocando no cabelo etc.
É eliminado do jogo o
aluno que não tocar em nenhum colega, o que fizer algum toque de forma agressiva
ou o que se mexer.
4. PAZ NA
ESCOLA
Material necessário:
Desenho da sua escola, fita gomada, pincel de lousa ou papel e
lápis.
O
que o aluno deve fazer para construir uma escola de paz?
http://2ano.blogdante.com.br/?idCategoria=1535&cdHistorico= |
Os alunos que quiserem se
manifestar devem ir até à lousa, e escrever em volta do desenho como pode
contribuir para que a escola seja um espaço de PAZ, ou a professora entrega
papel para os alunos, que devem escrever as suas respostas. O aluno deverá ler
para os colegas o que escreveu e depois colocar o papel em volta do
desenho.
Posteriormente, a
professora, junto com os alunos, criarão regras disciplinares que deverão ser
cumpridas por todos no decorrer do ano.
Ao final da atividade,
colocar a música Paz pela paz de Nando Cordel (http://letras.terra.com.br/nando-cordel-musicas/204823/)
UNESCO 2000 - Por uma
cultura de paz e não violência, reconhece a cota de responsabilidade de cada um
com o futuro da humanidade, especialmente com as crianças de hoje e as gerações
futuras. Cada indivíduo deve se comprometer – em sua vida diária, em sua
família, no seu trabalho, na sua comunidade, no seu país e na sua região,
a:
Respeitar
a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminação ou preconceito; rejeitar
a violência sob todas as formas; defender a liberdade de expressão e a
diversidade cultural; respeitar os princípios democráticos , de modo a construir
novas formas de solidariedade visando o fim da exclusão, da injustiça e da
opressão política e econômica e promover um comportamento de consumo
responsável pela preservação do equilíbrio da natureza do
planeta.
Texto para trabalhar
com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental:
UBUNTU
A
jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006),
nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada
Ubuntu.
Ela contou que um
antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu
trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de
volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria
catequizar
os
membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser
inofensiva.
Comprou uma porção de doces
e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e
colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando
ele dissesse "Já!", elas deveriam sair
correndo
até o cesto, e a que
chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram
na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado.
Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e
saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a
distribuir os doces entre si e a comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro
delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar
com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.
Elas simplesmente
responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as
outras estivessem tristes?"
Ele ficou desconcertado!
Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia
compreendido, de verdade,essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma
competição, certo?
Ubuntu significa: "Sou quem
sou, porque somos todos nós!"
UBUNTU P'RA
VOCÊ!
FONTE:
http://educarmovimento.blogspot.com/
Legal!
ResponderExcluirA paz nas escolas está comprometida. Cada vez mais vemos a violência. Gostei das suas dicas de como trabalhar a PAZ. Falei aqui outro dia sobre um aluno que encaminhamos para atendimento psicológico. Hoje ele deu um chute na professora de ed. física. Ele tem 6 anos... acredita? É complicado!
ResponderExcluirGostei do texto que você trouxe para trabalhar com os alunos. É uma bela reflexão para alunos e professores.
Abraço!