Justificativa:
Para que sejam realizados projetos educativos nas escolas, precisamos estabelecer um diálogo constante, entre professores, coordenadores e diretores, para que dessa forma, possamos estimular os cada vez mais os educandos a serem ainda mais comprometidos, capazes de desenvolver situações específicas aos cuidados com cada faixa etária, pois é sabido, que para desenvolver um projeto, é essencial a participação ativa das crianças, sendo um educador compreensivo, equilibrado, que os valorize, capaz de ouvi-los e tratá-los de forma individual, transmitindo assim segurança e confiança, deixando os alunos, dessa forma, expressar seus sentimentos, suas ideias, estabelecendo assim vínculos afetivos, aguçando suas curiosidades, ou seja, se colocando próximo a eles, sem ter uma atitude como daquele professor que se apega a uma posição superior, mas que acredita sobre tudo nas suas capacidades, tendo assim empatia e respeito pelos os mesmos, estimulando cada vez mais o desejo de aprender de uma forma alegre, espontânea e acima de tudo significativa, contribuindo dessa forma para a formação de cidadãos mais críticos, autônomos, responsáveis e participativos da sociedade.O papel básico do Orientador educacional será o de auxiliar o educando a tornar-se consciente, autônomo e atuante nessa tarefa, auxiliando também o aluno, na identificação de seu processo de consciência, dos fatores sócio-econômico politico-ideológico que o permeiam e dos mecanismos que lhe possibilitem superar a alienação decorrente desses processos, tornando-se assim, um homem-coletivo: responsável e transformador. (Placco, 1998, p.115).
Situação Problema:
Reconhecer
as possibilidades de interação, troca, aprendizagem que este momento
oferece, conquistando autonomia de cada professor para fazer suas
escolhas, estimulando-os dessa forma a serem profissionais polivalentes,
tendo a percepção que cada grupo e que cada indivíduo é único, ou seja,
cada um tem a sua própria história, os seus interesses e necessidades
específicas, respeitando assim as diferenças, estando sempre atentos as
preferências, tais como, conversas, interesses por historias, contos de
fadas, músicas, animais, entre outros, para que dessa forma possam cada
vez mais ter a oportunidade fazer um trabalho em equipe.
O
trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma
competência polivalente. Ser polivalente significa que ao professor cabe
trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde
cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes
das diversas áreas do conhecimento. Este caráter polivalente demanda,
por sua vez, uma formação bastante ampla do profissional que deve
tornar-se, ele também, um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua
prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a
comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que
desenvolve. São instrumentos essenciais para a reflexão sobre a prática
direta com as crianças a observação, o registro, o planejamento e a
avaliação. (RCN, 1998)
Publico Alvo:
Professores da Educação Infantil
Objetivos:
-Estimular o Professor a fazer planejamentos e desenvolver projetos em sala de aula;
-Dar
condições aos Professores para que desenvolva um trabalho, que estimule
o desenvolvimento das crianças, em seus aspectos físicos, afetivos e
cognitivos, sabendo assim que nesta faixa etária todos os
desenvolvimentos acontecem na mesma hora;
-Motivar os Educadores a
propiciar atividades de aprendizagem que estimulem a participação das
crianças em brincadeiras, para que elas possam fazer o uso de varias
linguagens, expressando assim suas ideias, emoções e sentimentos;
-Auxiliar
os Professores para que tenha ações de forma consciente, tendo a
pesquisa como um alvo, para assim, ampliar as suas possibilidades de
trabalho;
-Orientar os Professores a organizar seu planejamento de
uma forma que aproveite as possibilidades de cada conteúdo, não
restringindo o trabalho há um único eixo, mas explorando e fragmentando
conhecimento.
Embasamento Teórico:
“Sob nosso ponto de
vista, o trabalho em projetos visa a ajudar crianças pequenas a extrair
um sentido mais profundo e completo de eventos e fenômenos de seu
próprio ambiente e de experiências que mereçam sua atenção. Os projetos
oferecem a parte do currículo na qual as crianças são encorajadas a
tomarem suas próprias decisões e a fazerem suas próprias escolhas,
geralmente em cooperação com seus colegas, sobre o trabalho a ser
realizado (EDWARDS, 1999, p. 38).
Recurso Metodológico:
Estimular o Professor a trabalhar em seus projetos todas as áreas de conhecimento.
Sendo elas:
Movimento
O trabalho
com movimento auxilia no ato motor da criança, propiciando um
desenvolvimento em aspectos específicos da motricidade das mesmas,
lembrando sempre aos professores que o espaço em que estará com os
alunos para realizar atividades, deve propiciar a exploração de seu
corpo e de seus movimentos, tais como, brincadeiras com jogos corporais;
Pode-se
dizer que no início do desenvolvimento predomina a dimensão subjetiva
da motricidade, que encontra sua eficácia e sentido principalmente na
interação com o meio social, junto às pessoas com quem a criança
interage diretamente. É somente aos poucos que se desenvolve a dimensão
objetiva do movimento, que corresponde às competências instrumentais
para agir sobre o espaço e meio físico. (RCN, 1998)
Música
Estimular
o Professor a trabalhar a música com os alunos em situações lúdicas,
fazendo parte do das atividades. Pois quando o professor está atento as
necessidades da criança, cantando e brincando com elas, as mesmas
adquirem a capacidade de atenção. Pois, podem aprender com facilidade
através de músicas.
A música é a linguagem que se traduz em
formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e
pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o
som e o silêncio. (RCN, 1998)
Artes Visuais
Ajudar o
professor a enriquecer as crianças com atividades de artes. Sendo
assim, estimular o uso de variadas tintas, elementos da natureza,
colagens, confecção de sucatas, desenhos, entre outros.
As
crianças têm suas próprias impressões, idéias e interpretações sobre a
produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a
partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com
a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seu próprio fazer. As
crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas
experiências. A partir daí constroem significações sobre como se faz, o
que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte.
(RCN, 1998)
Linguagem Oral e Escrita
Estimular
o Professor a usar variadas circunstancias nas quais as crianças possam
perceber a função social da oralidade e da escrita por meio de manuseio
de livros, revistas, gibis, com rodas de conversas, rodas de musica,
brincadeiras com parlendas, entre outras.
O
trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação
infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a
interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças,
na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do
pensamento. (RCN, 1998)
Natureza e sociedade
Mostrar
a importância aos Educadores da observação e exploração da natureza,
para que assim possam se sentir integrante de um grupo inserido em um
ambiente não deixando nunca de respeitá-lo.
Desde muito pequenas,
pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças
aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas
indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais
singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de
conceitos,valores, idéias, objetos e representações sobre os mais
diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um
conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca. (RCN, 1998)
Matemática
O
trabalho com este eixo pode contribuir para a formação de cidadãos
autônomos, capazes de pensar por conta própria, pois é de extrema
importância que a criança consiga resolver seus problemas cotidianos,
dessa forma, precisamos estimular o Educador, a trabalhar a construção
de conceitos matemáticos.
O trabalho com noções matemáticas na
educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias
crianças de construírem conhecimentos que nos incidam mais variados
domínios do pensamento; por outro, corresponde a uma necessidade social
de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um
mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades. (RCN,
1998)
Recursos
Deixar a disposição depósitos de material e sucatas, para que os professores possam desenvolver melhor o seu projeto.
Cronograma de Atividades
Estabelecer um Projeto Político Pedagógico envolvendo todas as salas de aulas. Estimulando assim:
• Atividades de artes plásticas,
• Vídeos educativos,
• Leitura de livros literários,
• Aulas de culinária,
• Horta: plantio e germinação,
-
Fotos e filmagem,
- Registros
semanais,
- Pesquisas
Avaliação
Através da
observação no decorrer das propostas aplicadas, é fundamental avaliar
as situações de aprendizagem oferecidas aos professores, quanto ao
envolvimento do grupo, estratégias criadas para solucionar situações
problemas, durante as rodas de conversa, de forma individual e por meio
de Reuniões Pedagógicas.
Registros de atividades aplicadas,
utilizando fichas de anotações, filmagens e fotografia, para sempre
melhorar o trabalho com projetos, deixando a disposição depósitos de
materiais e sucatas, para que os professores possam desenvolver melhor
as suas atividades.
A organização de situações de aprendizagens
orientadas ou que dependem de uma intervenção direta do professor
permite que as crianças trabalhem com diversos conhecimentos. Estas
aprendizagens devem estar baseadas não apenas nas propostas dos
professores, mas, essencialmente, na escuta das crianças e na
compreensão do papel que desempenham a experimentação e o erro na
construção do conhecimento”. Referencial Curricular Nacional (p. 25)
Referências Biográficas
PLACCO,
V. M. N. S. Formação e prática do educador e do orientador: confrontos e
questionamentos. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.
BRASIL. Referencial
Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998
EDWARDS, C; GANDINI, L.;
FORMAN, G. E. As Cem Linguagens da Criança: a abordagem de Reggio Emilia
na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.